Propriedades e Benefícios
Os benefícios da linhaça
A linhaça – semente do linho – é um cereal sem glúten. Utilizada na culinária, há alguns anos tem conquistado adeptos entre as pessoas que buscam alimentos saudáveis e funcionais. Por possuir muitas propriedades nutricionais, seu uso contínuo traz muitos benefícios ao organismo e à saúde.
A linhaça é uma rica fonte vegetal de Ômega 3. Possui fibras, Magnésio, Manganês, Fósforo, Zinco, Proteínas, Ferro, Cálcio, Carboidratos, como Ácidos Fenólicos, Hemicelulose, Lignana e Açúcares e Gorduras – em especial os ácidos graxos.
Os benefícios da linhaça:
-
É uma grande aliada para quem quer emagrecer. As fibras presentes na casca da semente controlam os níveis de glicose no sangue – o que promove saciedade e reduz o acúmulo de gordura corporal. O Ômega também auxilia na redução do apetite.
-
Ajuda a reduzir os níveis do mau colesterol (LDL) no organismo e aumenta o bom (HDL). Atua no combate à deposição de placas de gordura nas artérias e veias, auxiliando no bom fluxo sanguíneo. Esta condição ajuda a evitar a elevação da pressão arterial e a ocorrência de infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC), fortalecendo o coração.
-
Um dos subtipos do Ômega 3 é o Ácido Alfalinoleico (ALA) que, segundo alguns estudos, tem a capacidade de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Isso auxilia tanto na prevenção quanto no controle da diabetes tipo 2.
-
Estudos revelam que o ALA tem capacidade de combater processos inflamatórios, como os provocados por tabagismo, sedentarismo e obesidade. O nutriente também pode aliviar sintomas de doenças autoimunes, por exemplo, do lúpus e psoríase.
-
As fibras da linhaça estimulam o intestino preguiçoso, evitando a constipação. Durante o processo de digestão, as fibras da linhaça geram ácidos graxos incentivando a proliferação das bifidobactérias, que atuam como um probiótico estimulando a flora intestinal. Elas também auxiliam no aumento da imunidade uma vez que ativam os linfócitos e produzem anticorpos.
-
A linhaça é riquíssima em lignana, chamada de fitoestrógeno pela sua alta semelhança ao hormônio feminino estrógeno. Esta substância auxilia na destruição de células defeituosas, especialmente em caso de Câncer de Mama. Porém, o uso da linhaça deve ser feito após avaliação médica.
-
As lignanas também favorecem a saúde óssea, especialmente das mulheres, que ficam mais propensas à osteoporose após o início da menopausa.
Fonte: Le Manjue
Conheça os benefícios do manjericão
Muitas pessoas utilizam o manjericão para fazer pratos requintados e até mesmo drinks, justamente porque ele tem um aroma e sabor singular. Porém, algumas pessoas nem imaginam as propriedades que essa plantinha possui. O manjericão é extremamente benéfico para nossa saúde.
Diversas vitaminas compõem o manjericão, como A, B, C, E e K. Além disso, ele é uma ótima fonte de minerais, como cálcio, zinco, manganês, ferro e etc. Para os mais estressadinhos, essa planta pode ser um ótimo auxiliar, já que tem propriedades calmantes.
Seus benefícios para o corpo são inúmeros: o consumo do manjericão combate cansaço, depressão, enxaqueca e insônia; é eficaz também na cura de laringite e faringite; ajuda a diminuir a febre; combate a acne; ativa o sistema imunológico; desinflama aftas; possui propriedades analgésicas, antissépticas e cicatrizantes; entre outros.
O manjericão também é benéfico para o coração, já que contém magnésio – o que auxilia a melhorar o fluxo sanguíneo. Ele também é extremamente rico em antioxidantes que evitam o crescimento de células cancerígenas.
Fonte: Le Manjou
As propriedades e utilidades do Campim Limão
Cheio de nomes alternativos — entre eles, capim-santo, capim-cidreira e capim-cheiroso —, o capim-limão ajuda o organismo a absorver a vitamina A e ainda é um ingrediente importantíssimo da medicina ayurvédica, sendo usado para combater a dor, o estresse e até a depressão.
É rico manganês e vitaminas A e C, ácido fólico, ácido fólico, magnésio, zinco, cobre, ferro, potássio, fósforo, cálcio. Tem também vestígios de vitaminas do complexo B.
Tem muitas propriedades medicinais benéficas incluindo analgésico, anti-inflamatório, antidepressivo, antipirético, antiséptico, antibacteriano, antifúngico, adstringente, carminativo, diurético, febrífugo, galactogogue, inseticida, sedativo e propriedades anticâncer.
Esta erva é usada em várias cozinhas asiáticas como agente aromatizante devido ao seu potente sabor.